quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O que será do nosso Planeta Azul?/1ª Pré-Romaria/XXI Romaria/Águas e Ter...





O que será do nosso Planeta Azul? - 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra/MG - 6ª Parte – Apresentações culturais/Arcos/23/6/2018.

A caminhada de preparação para a XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, que terá sua culminância no dia 16 de setembro, em Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG, das 7h30 às 14h, já é, em si, uma linda e profética romaria. A 1ª Pré-Romaria dessa XXI Romaria, realizada na Comunidade Rural Imaculada Conceição, no município de Arcos, Diocese de Luz, MG, traduziu bem esse espírito evangélico, de beleza e profecia, no decorrer da tarde do dia 23/6/2018, quando várias ações foram desenvolvidas, buscando reflexão e tomada de posição em torno do tema e do lema da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais: “Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça” e “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”. Como foi lembrado em um momento de reflexão, o planeta Terra – nossa Casa Comum - tem água e terra suficientes para, com uso consciente e responsável, atender a necessidade de todos, mas não tem água e terra suficientes para atender a ganância de alguns e dos capitalistas. É justamente essa ganância própria do sistema capitalista que segue destruindo a mãe terra, poluindo e secando a irmã água, ao mesmo tempo em que avançam sobre os empobrecidos, sobre os camponeses e camponesas, expulsando-os de suas terras, de suas Comunidades Tradicionais, em nome de um desenvolvimento e progresso para poucos, com opressão da maioria do povo. Essa 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais foi às páginas da Encíclica Laudato Si – “Louvado Seja”- e nos lembrou que o Papa Francisco nos convida a refletir e agir, para que a Terra, nossa Casa Comum, o principal meio de sobrevivência para a humanidade, se revigore em vida abundante para todas e todos. Nesse vídeo, a riqueza profética das reflexões propostas e das apresentações culturais, como um alerta, um chamado às pessoas de boa vontade, para que sigam em romaria, com ações concretas em defesa da mãe terra e da irmã água, enquanto ainda há tempo de salvar rios, nascentes, matas e preservar a vida.
*Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação do CPT-MG. Arcos/Diocese de Luz/MG, 23/6/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário