quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Cachoeira Casca D’Anta:Bênção do Deus da Vida/2ª Pré-Romaria/XXI Romaria...





Cachoeira Casca D’Anta: Bênção do Deus da Vida. 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG. 7ª Parte. 05/8/2018.

O que poderia marcar melhor o encerramento da 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de MG, realizada em São Roque de Minas, dia 05/8/2018, do que o canto das águas? Eis que na Cachoeira Casca D’Anta, no Santuário Natural e Sagrado da Serra da Canastra, o próprio Deus se faz Água e jorra, cantando, com força divina total, e se abre em lago e segue contornando pedras, irrigando a terra, unindo as vidas na grandeza do Rio São Francisco, em uma imensurável bênção na vida que, mesmo tão maltratada, ainda segue avançando para as minas, os gerais e para o Nordeste. Cachoeira Casca D’Anta, a maior queda do Rio São Francisco, com queda livre de 186 metros! Um espetáculo belíssimo da natureza que encanta os olhos, aguça os ouvidos, fala fundo à alma. Cachoeira Casca D’Anta! Voz de Deus a clamar por cuidado com a criação, por coragem de lutar contra as forças opressoras e destruidoras do capitalismo - máquina de moer vidas - que violenta a Mãe Terra, faz secar a Irmã Água e depreda as serras, moradas sagradas e preciosas de bens naturais, além de superexplorar a dignidade humana com a acumulação de capital. Na eloquência do murmúrio das águas da Cachoeira Casca D’Anta, o convite aos romeiros e às romeiras da Mãe Terra e da Irmã Água e a todas as forças vivas da sociedade e das Igrejas, à participação na XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, cuja culminância acontecerá em Lagoa da Prata, no dia 16/9/2018. Juntos, “Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça”, “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”, é possível fazer dessa sociedade uma “Terra sem males”, com justiça social, agrária e ambiental, em que a Cachoeira Casca D’Anta e tantas outras maravilhas da criação não sejam uma bela lembrança, uma bonita imagem na memória, mas sejam uma realidade da fé e do compromisso com o Deus da Vida e com as exigências que esse compromisso traz. Esperamos que a Cachoeira Casca D'Anta não continue secando!
*Reportagem em vídeo de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. São Roque de Minas, MG, 05/8/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário