quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Povo Kiriri, em Caldas/MG: O direito à terra para quem nela está inseri...





Povo Indígena Kiriri em Caldas/MG - O direito legítimo à terra onde as famílias já estão inseridas e que lhes garante vida digna – Vídeo 5 – 07/11/2018

A luta do Povo Indígena Kiriri, em Caldas, no sul de Minas, é luta legitima e justa. Seus direitos, assegurados pela Constituição Federal do Brasil, de 1988, e por Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário devem ser respeitados. Essa luta tem a ver com sobrevivência, com dignidade humana, mas também tem a ver com ancestralidade, com espiritualidade, com o sagrado e legítimo direito dos primeiros habitantes das terras brasileiras. Dezesseis famílias ocupam, desde março de 2018, uma área de 30 hectares, a 7 km da sede do município de Caldas/MG, e o que parece ser tão pouca terra, para elas é o suficiente. O que lhes interessa é a garantia de ter onde morar, plantar, colher e conviver de forma harmoniosa entre si, com a Mãe terra e toda a Natureza, e com a comunidade onde estão inseridas. Nesse período de ocupação, por duas vezes o Povo Kiriri, em Caldas, MG, foi notificado com Ação de Reintegração de Posse, reivindicada pelo Governo de Minas Gerais, mas seguiram firmes na luta e resistência por seus direitos, contando com o apoio da comunidade do bairro rural Rio Verde e de uma grande Rede de Apoio: CIMI, CPT, Associação da Pedra Branca etc. Em reunião realizada no Ministério Público Federal, em Pouso Alegre, MG, a UEMG manifestou-se pelo acordo de ceder as terras para o Povo Indígena Kiriri. A proposta da Universidade envolve também desenvolver parcerias com as famílias indígenas Kiriri. Espera-se, agora, que esse acordo seja firmado na audiência que vai ser realizada dia 24/1/2019, na Justiça Federal, em Pouso Alegre/MG. Esta é a esperança do Povo Indígena Kiriri e de todos os aliados/as. Nesse vídeo, os depoimentos da indígena Roseni Kiriri e de Fernanda Borges, mestranda da Unicamp, cuja pesquisa é sobre o Povo Kiriri.

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Caldas/MG. 07/11/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário