quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Povo Kiriri em Caldas/MG: na Mãe Terra a moradia, o sustento, a vida. Ví...





Povo Indígena Kiriri em Caldas/MG: na Mãe Terra a moradia, o sustento, a vida. Vídeo 4 - 07/11/2018.

A 7 km de Caldas, no bairro rural Rio Verde, 16 famílias do Povo Indígena Kiriri, vindo da Bahia na luta pela sobrevivência, ocupam, desde março de 2018, uma área de 30 hectares. Nessa área, construíram casas de pau a pique e barro, plantam lavouras de forma agroecológica, dedicam-se ao artesanato e convivem de forma harmoniosa entre si, com a natureza e com a vizinhança. Enquanto aguardam a colheita dos alimentos cultivados, os indígenas Kiriri trabalham nas lavouras de batatas da região como boias-frias. As condições de vida no dia a dia são precárias, falta estrutura, falta apoio do Poder Público, mas estar com a vida inserida na Mãe Terra, pisando o mesmo chão onde viveram seus ancestrais e ali viver com dignidade de acordo com sua cultura, suas tradições, seus ritos e sua espiritualidade ancestral, fortalece e anima o Povo Indígena Kiriri. Em reunião realizada no Ministério Público Federal, em Pouso Alegre/MG, no dia 06/11/2018, para tratar da Ação de Reintegração de Posse reivindicada pelo Governo de Minas Gerais, chegou-se a um acordo: a UEMG mudou seu posicionamento e manifestou-se favorável à cessão das terras aos Kiriri. Cheias de esperança, as famílias aguardam reunião marcada para o dia 24/1/2019, na Justiça Federal, em Pouso Alegre/MG, em que deverá ser firmado esse acordo feito pela UEMG. Esperamos que o governo de Minas dê anuência a um acordo que viabilize a permanência da Comunidade Kiriri no terreno ocupado. Antes, o terreno estava abandonado, sem cumprir sua função social. Agora, com a comunidade indígena o território cumpre sua função social e estará com a preservação ambiental garantida. Nesse vídeo, uma visão da moradia indígena na Aldeia e do seu artesanato.

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Caldas/MG. 07/11/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário