sábado, 1 de junho de 2019

Homilia Dom Paulo Peixoto/Celebração/Lançamento/XXII Romaria das Águas e...





Homilia de Dom Paulo Peixoto, arcebispo da Arquidiocese de Uberaba na Celebração de Lançamento da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, em Uberaba, MG - 18/5/2019.

 No sábado, 18 de maio de 2019, belíssima Celebração Eucarística marcou oficialmente a abertura da XXII Romaria das Águas e da Terra, na Arquidiocese de Uberaba. Presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese, Dom Paulo Mendes Peixoto, a missa contou também com a participação de pessoas das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); frei Gilvander, da Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG), um dos articuladores dessa Romaria; Padre Gilberto, pároco da Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja; Padre Fontes, da Paróquia São José, da Gameleira; Padre Ronan, da Paróquia São Paulo Apóstolo; e Padre Sérgio, da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Fé no Deus da vida, esperança e resistência com os pequenos e oprimidos marcam a caminhada de romeiros e romeiras, em defesa da mãe terra e da irmã água, em defesa da vida em toda sua biodiversidade, rumo à celebração de culminância dessa XXII Romaria que acontecerá na cidade de Romaria, no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, no dia 10 de novembro de 2019, um domingo. Nesse vídeo, o registro da homilia profética de Dom Paulo Peixoto, que trouxe para a realidade os textos bíblicos do dia. O Arcebispo ressaltou a necessidade de se refletir seriamente sobre as várias situações de morte provocadas no meio ambiente: a mineração a serviço do capitalismo que só visa o lucro em detrimento da vida; o agronegócio com as monoculturas e o uso indiscriminado de agrotóxicos que envenenam e matam a irmã água, a mãe terra e todas as formas de vida. Afirmou Dom Paulo:“A terra que poderia ser um ambiente saudável, vai sendo destruída.” E expressou seu desejo como pessoa e como Arcebispo: “Que a XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais nos motive e nos inspire a construir “novo céu e nova terra”, livres de tudo o que destrói a vida”.

Realização: Comissão Pastoral da Terra (CPT-MG), Equipe de Coordenação da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais.

Você pode acompanhar a XXII Romaria das Águas e da Terra pelos sites: www.romariadasaguasedaterramg.org.br - www.cptmg.org.br   -www.arquidiocesedeuberaba.org.br - www.gilvander.org.br

E no Facebook: XXII Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais

A divulgação é feita também no canal de frei Gilvander no Youtube. Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário