quinta-feira, 6 de novembro de 2014

MUDANÇA DE GOVERNO, MUDANÇAS PARA O POVO POBRE? OCUPAÇÕES URBANAS NA LUTA PELO FIM DOS DESPEJOS.



MUDANÇA DE GOVERNO, MUDANÇAS PARA O POVO POBRE?
OCUPAÇÕES URBANAS NA LUTA PELO FIM DOS DESPEJOS.
Nota Pública.
Hoje, dia 06 de novembro de 2014, quinta-feira, as ocupações urbanas da região da Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitória) fazem uma Marcha no centro de Belo Horizonte pelo fim dos despejos em Minas Gerais e pela abertura de negociações realmente justas e efetivas para que os conflitos urbanos que envolvem hoje as ocupações sejam tomados como tema de políticas públicas e não como casos de polícia. Problema social se resolve é com Política e não com polícia.

A partir das 09:30h, durante o dia de hoje, o povo das Ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória, da região da Isidora, em Belo Horizonte e Santa Luzia, MG, estará se manifestando no centro de Belo Horizonte em vários pontos: Av. Afonso Pena, Prefeitura, TJMG e etc.
O Governo Federal vem por meio da Secretaria da Presidência da República  e do Ministério das Cidades a Belo Horizonte se reunir com as ocupações da Izidora. Das 13:00h às  16:00h, a reunião será com as lideranças das ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória, movimentos sociais (Brigadas Populares, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e Comissão Pastoral da Terra), Associação dos Arquitetos Sem Fronteira Brasil, advogados do Coeletivo Margarida Alves e PUC/MINAS. Das 16:30h às 18:30h participaram da reunião também a procuradoria do Ministério Público de Minas Gerais e a Defensoria Pública do Estado de MG. A reunião ocorrerá na sede da Defensoria Pública, rua Bernardo Guimarães, 2640.
Esperamos que tais negociações apontem caminhos realmente justos e efetivos para o gravíssimo conflito social urbano da Izidora, que está em um impasse devido ao rompimento das empresas com a mesa de negociação. Leia a nota publicada ontem sobre o processo de negociação (....)
Alertamos que passadas as eleições vemos o tormento volta a pairar sobre o povo pobre e violar todos os direitos possíveis em processos de despejo. Na semana passada foi reintegrada pela PM de MG uma ocupação consolidada em Ribeirão das Neves. Nessa semana foram realizados dois despejos truculentos, em Esmeraldas e em Vespasiano. Em nenhum dos casos houve qualquer tentativa de negociação para uma solução justa e pacífica e nem foram oferecidas alternativas de moradia, como deveria ocorrer segundo a lei federal Estatuto das Cidades. 


Uma grande ameaça de despejo de grandes proporções paira também sobre a comunidade William Rosa (Contagem), com 1500 famílias, e sobre as ocupações da Izidora e também sobre pequenas comunidades, como a ocupação Guarani Kaiowá (Contagem) e outra ocupação em Uberlândia. Estamos diante de uma ofensiva violenta e autoritária do Governo do Estado de Minas, ainda sobre o comando do PSDB + PP, uma vez passadas as eleições.
Os moradores das ocupações, que votaram em 2014, agora voltam a ser tratados como cidadãos de segunda categoria, que tem seus direitos violados e pisados por um Estado a serviço dos grandes empresários que financiam as campanhas eleitorais.  Por isso, iniciamos agora o terceiro turno das eleições nas RUAS!
Durante 2013 e 2014, anos intensos para a política, o povo clamou por mudanças na política institucional e, principalmente, pela melhoria das políticas sociais e da condição de vida nas cidades. Redução da tarifa, passe livre, fim da violência policial, direito à saúde, à educação e à moradia foram pautas que encheram o espaço urbano de marchas, greves e outras manifestações de indignação.
MUDANÇA foi também a palavra que mais apareceu nos debates eleitorais e, embora todos os candidatos reivindicassem para si o “novo”, o povo mineiro soube diferenciar o velho projeto neoliberal das reais possibilidades de transformação das condições de vida da maioria do nosso país: trabalhadora, pobre e negra! Em Minas, reelegemos a Presidenta Dilma e Fernando Pimentel (PT) na esperança de um governo popular, justo, participativo e democrático.
O esforço das ocupações urbanas na reeleição da Presidenta Dilma foi intenso. As pessoas da rede de solidariedade #Resiste Isidoro foram as mesmas que se mobilizaram para fazer o CARNAVAL DO AMOR em apoio à Dilma e várias outras intervenções. As ocupações se encheram de bandeiras vermelhas e foi realizada uma grande marcha nos bairros vizinhos à região da Izidora. Como disse a presidenta reeleita, quem elegeu o PT em 2014 foram os movimentos sociais e o entusiasmo do povo organizado nas ruas.
Na reunião de hoje esperamos que o Governo Federal saiba corresponder às esperanças depositadas pelo povo humilde e tome efetivamente as rédeas da negociação, solucionando conosco a situação de impasse gerada pela falsa proposta de negociação apresentada pelas empresas ditas proprietárias do terreno e saiba escutar a contra-proposta das famílias das Ocupações da região da Izidora, elaborada junto com a equipe da Associação dos Arquitetos Sem Fronteiras Brasil.
Esperamos, sinceramente, que os atuais governos eleitos, federal e estadual, saibam corresponder às esperanças do povo criando uma nova forma de tratar os conflitos fundiários em Minas Gerais. E que o cessante governo de Minas interrompa todo e qualquer despejo até 31/12/2014. Exigimos DESPEJO ZERO DE OCUPAÇÕES URBANAS E DO CAMPO.
Negociação, Sim! Despej,o Não!
Periferia Ocupa a Cidade; Reforma Urbana de Verdade EXIGIMOS!

Cf. Essa Nota, com fotos, no link, abaixo.

Assinam essa Nota Pública:
Brigadas Populares – MG
Movimento de Luta nos bairros, Vilas e Favelas (MLB)
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Associação Arquitetos Sem Fronteira Brasil
Coordenação das Ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória.

 Contatos para maiores informações:
Com Isabela (cel.: 31 8629 0189), Poliana (cel. 31 9523 0701), com Leonardo (cel.: 91330983), com Rafael Bittencourt (cel.: 31 9469 7400) ), com Charlene (cel.: 31 9338 1217 ou 31 8500 3489), com Edna (cel.: 31 9946 2317), com Elielma (cel.: 31 9343 9696).

Maiores informações também nos blogs das Ocupações, abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário