segunda-feira, 22 de abril de 2019

Marcha do Povo de Sarzedo/MG contra abusos da Itaminas. Basta de barrag...





POVO DE SARZEDO, MG, MARCHA CONTRA OS ABUSOS DA MINERADORA ITAMINAS E EXIGE A DESATIVAÇÃO DE SUAS BARRAGENS! - 05/4/2019.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, a população de Sarzedo está cansada dos mandos e desmandos das mineradoras e das indústrias poluidoras e degradadoras do meio ambiente e das vidas na região, onde a ganância e os interesses econômicos de empresas e de famílias de potentados há decênios reinam nas terras da bacia do Rio Paraopeba, sacrificando, enganando e manipulando pessoas e comunidades inteiras, sobretudo, as de baixa renda e as mais expostas a riscos ambientais catastróficos e tragédias como o rompimento iminente das barragens da mineradora Itaminas! Em caso de rompimento das barragens de rejeitos tóxicos da Itaminas, em Sarzedo, a lama tóxica atingirá um grande território e os Córregos Boa Esperança e Capão da Serra, o Ribeirão Sarzedo e o Rio Paraopeba; este último, já assassinado pela lama tóxica oriunda da Tragédia da Vale, com autorização do Estado, devido rompimento criminoso da barragem da Mina Córrego do Feijão, no município vizinho Brumadinho, dia 25/01/2019. Mobilizado, o povo de Sarzedo marcha do Bairro Brasília até a Câmara Municipal e Prefeitura, exigindo e reivindicando: 1) O fim deste modelo de mineração cruel que corrói, engana, adoece e mata as pessoas! 2) O fim do lobby das mineradoras com políticos, judiciário e órgãos ambientais! Que o poder judiciário mantenha a suspensão das atividades da Itaminas até que sejam superados todos os riscos existentes. Não aceitamos mais barragens como bombas relógios nas nossas cabeças. Repudiamos procurador da cúpula do Ministério Público, aposentado, advogando para a Itaminas e defendendo interesses do capital. Cadê a quarentena? Pedimos à promotora Dra. Isabela de Carvalho que continue firme e não ceda nenhum dos direitos do povo diante de pressões da Itaminas ou de quem quer que seja. 3) Exigimos transparência absoluta e a VERDADE sobre o processo de licenciamento ambiental da mineradora Itaminas em Sarzedo! 4) Exigimos respeito aos moradores da área de risco, mais de 6.000 pessoas dos bairros Brasília, Malongo, Imaculada Conceição e Riacho da Mata, e moradores da área rural de Capão da Serra. 5) Exigimos a desativação das barragens da Itaminas em Sarzedo! 6) Exigimos indenização da Itaminas pelos danos graves que tem causado à população de Sarzedo, à mãe terra, à irmã água aos animais e a todos os seres vivos. 7) Exigimos que o prefeito de Sarzedo e os vereadores estejam do lado do povo e não de joelhos, obedecendo aos ditames da Itaminas.

Sarzedo, MG, 05 de abril de 2019. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Divulgação: Frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário