sábado, 29 de dezembro de 2018

Natal passa pelo respeito ao direito à moradia/Ocupação Vila da Conquist...





Natal passa pelo respeito ao direito à moradia/Ocupação Vila da Conquista, em Belo Horizonte/MG/Vídeo 2 - 23/12/2018.

No dia 23 de dezembro de 2018, coordenação do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e apoiadores estiveram na Ocupação-Comunidade Vila da Conquista, em Belo Horizonte, para entrega de presentes de Natal às crianças, pelo MLB. A alegria nos rostos e o brilho no olhar das crianças misturaram-se também à expressão de preocupação das 100 famílias que constituem a Ocupação-Comunidade Vila da Conquista. Está marcada para o dia 05 de fevereiro de 2019, no CEJUS (Centro Judiciário de Solução de Conflitos), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Audiência de tentativa de conciliação com o suposto proprietário do terreno. Localizada no bairro ventosa, na capital mineira, a Ocupação, que já existe há quase 4 anos, mudou a paisagem de um terreno totalmente abandonado, sem cumprir função social; muito pelo contrário, era um terreno que servia de depósito de lixão, descarte, de proliferação de mosquitos, insetos, cobras venenosas, colocando em risco a vida da população no entorno do terreno. Hoje, a Ocupação-Comunidade Vila da Conquista é uma Ocupação fortemente consolidada, já com uma rua asfaltada, com casas de alvenaria, serviço de correios, ligação legalizada de água e energia em algumas casas. Há toda uma movimentação de fortalecimento e organização constante da Comunidade de forma coletiva e bem estruturada, com o devido planejamento, sendo acompanhada pelo MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), pela CPT (Comissão Pastoral da Terra) e por uma grande Rede de Apoio. É inadmissível o despejo das 100 famílias da Ocupação-Comunidade Vila da Conquista, que ali investiram e investem tudo o que tinham e têm, como a única alternativa de libertação da injusta e pesada cruz do aluguel e da especulação imobiliária. A disposição é de luta e resistência para que seja garantido o sagrado direito à moradia digna. O verdadeiro Natal passa pelo respeito à dignidade humana, que se concretiza a partir da moradia digna para todas e todos. É esse olhar que se espera do Poder Judiciário: de humanidade, de bom senso e, sobretudo, de justiça.

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Belo Horizonte/MG, 23/12/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário