sábado, 22 de setembro de 2018

Padre Tonhão: "Nossos rios foram secados!"/XXI Romaria/Águas/Terra/MG/Mi...





Padre Tonhão: "Nossos rios foram secados!": XXI Romaria das Águas e da Terra de MG – Missões - 3a Parte. 08/9/2018.

A culminância da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, que aconteceu em Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG, no dia 16/9/2018, foi antecedida por uma Semana de Missões nas 11 Comunidades da Paróquia de São Francisco de Assis, que tem como pároco o Padre Joel Bernardes Macedo, em Lagoa da Prata. No início dessas Missões, missionários e missionárias participaram de um fecundo encontro de formação, mística e espiritualidade dessa XXI Romaria. Nesse vídeo, a assessoria de Padre Antônio Campos Pereira, o Padre Tonhão, que refletiu com os/as missionários/as os “Sete Caminhos para a Paz”. Nessa reflexão, foi apresentado o equilíbrio com o meio ambiente como um dos caminhos para a paz. E aí, a importância da realização da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais na região, cheia de “chagas” abertas nos rios - gravemente aberta no rio São Francisco, na terra, feridas que destroem a vida, levam à morte, se medidas necessárias urgentes não forem tomadas para conter a ganância dos capitalistas e do capitalismo que tem como objetivo único alimentar o deus mercado e seus privilégios. Nesse contexto crítico, preocupante, essa XXI Romaria das Águas e da Terra chega com o clamor da vida, convocando todas as pessoas de boa vontade, todas as forças vivas das igrejas e da sociedade a assumirem, de forma consciente e responsável, seu papel de romeiros e romeiras da Mãe terra, da Irmã Água e de toda a criação, corresponsáveis pela implantação da justiça social, agrária e ambiental, para que a vida, em toda sua biodiversidade, seja preservada e se realize em nosso meio, o projeto de Jesus de Nazaré, que é de vida com qualidade, dignidade e abundância para todos e todas, filhos e filhas criados à imagem e semelhança do Deus da Vida.

*Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário