sábado, 2 de junho de 2018

Pelo direito à terra, reocupação da Fazenda Canta Galo, em Nova Serrana ...

Reocupação da Fazenda Canta Galo: Ocupação Nova Jerusalém, em Nova Serrana, MG: pelo direito de viver e produzir na terra com dignidade. 31/5/2018.

Depois de 3 semanas vivendo na beira do rio Pará, enfrentando muitas dificuldades, passando por necessidades diversas, por causa do injusto e covarde despejo da Fazenda Canta Galo, onde viviam e produziam na terra com dignidade, as famílias do Acampamento Nova Jerusalém decidiram reocupar a Fazenda. Nesse tempo, na beira do rio Pará, esperaram por uma manifestação do Governo de Minas Gerais, que não se posicionou. Além disso, bateu-lhes forte no peito a indignação por verem a área pública que ocupavam sendo totalmente ocupada por bois e vacas de aliados de Prefeitos da região, envolvidos no Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário, que foi o argumento usado para o despejo. No dia 25/5/2018, as famílias reocuparam a Fazenda Canta Galo e já estão se reorganizando como Comunidade, vivendo em suas casas ou no que restou delas, já que depois do despejo muitas foram arrombadas e outras foram praticamente demolidas, e já se dedicam também ao plantio da terra. As famílias estão determinadas a lutar pelo direito a essa terra, onde construíram suas moradias e vivem há 6 anos, desenvolvendo Agricultura Familiar que gera renda e lhes garante vida digna. Essa luta tem o apoio de muita gente de bem. “Pátria Livre! Venceremos!”

*Filmagem de Luciana, da Ocupação-Comunidade Nova Jerusalém, na Fazenda Canta Galo, município de Nova Serrana, MG.
Apoio: Frei Gilvander Moreira, da CPT, da CEBs e do CEBI.
Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário