terça-feira, 17 de novembro de 2015

QUE BELEZA MAIS UMA GRANDE LUTA DO POVO DAS OCUPAÇÕES DA IZIDORA, EM BH.

QUE BELEZA MAIS UMA GRANDE LUTA DO POVO DAS OCUPAÇÕES DA IZIDORA, EM BH.

O povo das ocupações da Izidora deu mais um sinal de que está com cabeça erguida, não aceitará despejos e está aberto a negociação, mas negociação justa e ética.

Hoje, terça-feira, dia 17/11/2015, cerca de 1500 pessoas das Ocupações-comunidades Rosa Leão, Esperança e Vitória, ocupações da Izidora, em Belo Horizonte e Santa Luzia, MG, levantaram de madrugada e marcharam cerca de 20 Km até a Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O povo faltou ao emprego para defender suas casas e as comunidades em franco processo de consolidação. Nas Ocupações da Izidora já foram construídas cerca de 5.000 moradias de alvenaria. Levamos um documento escrito durante vários meses com o apoio imprescindível de professores universitários e de advogados do Coletivo Margarida Alves com mais uma Contraproposta que colocamos na Mesa de Negociação na esperança de que a Prefeitura de BH, o Governo de MG e a construtora Direcional se abram de fato para uma Negociação justa e ética. O povo já deixou claro mil vezes que despejos forçados são inaceitáveis e que se o governador de MG, Fernando Pimentel, perder a cabeça e autorizar milhares de policiais a tentarem despejar das Ocupações da Izidora estará autorizando um massacre de proporções inimagináveis e caos muito grande em BH e RMBH. O único caminho sensato, justo e ético é negociar, todos cedendo de todos os lados.
Dia 11/11/2015 protocolamos um ofício junto ao Governo de MG comunicando que dia 17/11/2015 levaríamos uma Contraproposta para Negociação com as Ocupações da Izidora, um dos maiores conflitos sociofundiários do Brasil. No oficio pedimos reunião com o presidente da Mesa de Negociação, Cláudius Vinícius, com os secretários Odair Cunha e Elvécio Magalhães e Dr. Rômulo Ferraz, mas para a indignação das 1500 pessoas que marcharam debaixo de chuva cerca de 4 horas, obtivemos como resposta que os secretários Odair Cunha e Elvécio Magalhães não poderiam receber uma Comissão de lideranças das Ocupações, das Brigadas Populares, do MLB, da CPT e professores arquitetos e advogados que nos acompanham. Não fomos recebidos na Cidade Administrativa hoje. Decidimos que somente apresentaremos nossa Contraproposta com a presença em reunião dos secretários Odair Cunha e Elvécio Magalhães. Basta de negociar com 2º e 3º escalões. Odair Cunha e Elvécio Magalhães se reúnem com frequência com líderes do MST, o que é correto, mas por que não se reúnem com as lideranças das Ocupações urbanas se atualmente em MG há cerca de 50 mil famílias em ocupações urbanas? Essa injustiça não podemos tolerar.
Após pressão do povo, obtivemos por escrito que o secretário Odair Cunha nos receberá na próxima terça-feira, dia 24/11/2015, às 10:00h. Mas, atenção, pedimos e exigimos a presença também na reunião do secretário Elvécio Magalhães, pois foi ele que assumiu pessoalmente compromisso com as ocupações urbanas também.
Assina, p/CPT, frei Gilvander Moreira.
Belo Horizonte, MG, Brasil, 17/11/2015, às 17:36h


Nenhum comentário:

Postar um comentário