domingo, 6 de abril de 2014

Contra a aberração imobiliária. Reportagem do Jornal Leia Agora – www.jornalleiaagora.com.br , de Santa Luzia, MG, n. 210, de 4 a 11/04/2014, p. 06.

Contra a aberração imobiliária.
Reportagem do Jornal Leia Agora – www.jornalleiaagora.com.br , de Santa Luzia, MG, n. 210, de 4 a 11/04/2014, p. 06.

Em encontro com moradores do Ribeirão do Isidoro, prefeito reafirma ser contra projeto que propõe a construção de 13.140 apartamentos na divisa de Santa Luzia com a Capital de MG.

Ganha mais um capítulo a polêmica discussão sobre o projeto habitacional da Granja Werneck, que propõe a construção de 13.140 apartamentos através do Programa Minha Casa Minha Vida, na divisa de Santa Luzia com a capital, próximo ao bairro Liberdade. Na manhã de 1º de abril, centenas de moradores das ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória, na região do Ribeirão Isidoro, no Vetor Norte de BH, fizeram uma caminhada até a Prefeitura de Santa Luzia para pedir apoio ao prefeito Carlos Calixto em prol da regularização da ocupação existente na área particular há um ano. Lideranças foram recebidas pelo prefeito e participaram de uma audiência no gabinete municipal.
Segundo o líder do movimento, frei Gilvander, as cerca de 8.000 famílias que hoje vivem no Ribeirão Isidoro podem ser retiradas do local a qualquer momento, já que uma ordem de despejo foi expedida pela justiça. “Construir esses apartamentos super apertados na Granja Werneck é uma forma disfarçada de expulsar as famílias pobres de BH para as periferias da região metropolitana”, avalia. “O que queremos é casa ou terra e não apartamento”, complementa o líder.
Na visão de frei Gilvander, a desapropriação ou a compra do terreno com recursos do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida pode ser alternativa para solucionar o problema. “O prefeito de Belo Horizonte e o governador poderiam baixar um decreto desapropriando o terreno e, posteriormente, repassá-lo para fins de moradia popular. A doação de recursos do Governo Federal para a compra do terreno, através do Programa Minha Casa Minha Vida, também seria outra solução”, sugere.
Para o prefeito Carlos Calixto, que deixa claro não ser contra o Programa Minha Casa Minha Vida, e sim contra a construção de 13.140 apartamentos na divisa de Santa Luzia com a capital, é preciso diálogo entre o governo do Estado e as prefeituras de Belo Horizonte e região metropolitana. “Belo horizonte não vai conseguir resolver esse problema sozinho. É preciso diálogo, sensibilizar todos os prefeitos da região metropolitana para a busca de soluções conjuntas para o problema da habitação”, avalia.
Calixto também reafirmou ser contra as ocupações ilegais e a favor de uma readequação do projeto habitacional na Granja Werneck. “Por que não espalhar os prédios em toda a área disponível em vez de amontoá-los em um pequeno espaço, onde os moradores ficarão pelo resto da vida sem segurança, privacidade e conforto?”, questiona o prefeito.

Ao final da reunião, frei Gilvander afirmou que o encontro foi positivo, uma vez que existe um ponto em comum entre os moradores da região do Ribeirão Isidoro e o prefeito de Santa Luzia. “Tanto nós quanto ele somos totalmente contra a construção dos apartamentos no local. Vamos continuar contando com o apoio de Calixto para futuros diálogos com todos os envolvidos, a fim de que os terrenos sejam liberados para o povo.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário