sábado, 1 de março de 2014

Nova Ocupação com cerca de 300 famílias sem-terra e sem-casa no Barreiro, em Belo Horizonte, MG, consegue sua 1ª vitória: não ser despejada pela Polícia nos primeiros dias de vida. BH, 01/03/2014


Nova Ocupação com cerca de 300 famílias sem-terra e sem-casa no Barreiro, em Belo Horizonte, MG, consegue sua 1ª vitória: não ser despejada pela Polícia nos primeiros dias de vida.

Nova Ocupação no Barreiro, em Belo Horizonte, MG, com cerca de 300 famílias sem-terra e sem-casa conseguiu resistir às investidas da Polícia Militar que durante todo o dia de hoje, sábado, dia 01/03/2014, tentou despejar as famílias. Mas no final da tarde, após intenso processo de negociação, o Secretário da Secretaria de Defesa Social, Dr. Rômulo Ferraz acolheu proposta de mediação e um acordo foi firmado nos seguintes termos: O povo da nova Ocupação deixará preservado 30 metros de área ao lado de um curso dágua existente ao lado do grande terreno abandonado e, por isso, ocupado. E a ocupação continuará na parte de cima do terreno, área abandonada há mais de 50 anos. A Polícia ambiental esteve no local e confirmou que NÃO SE TRATA DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL a área ocupada, o que mentirosamente foi divulgado nos sites dos Jornais O Tempo e Hoje em Dia. Foi lavrado um Boletim de Ocorrência e amanhã a Coordenação da Nova Ocupação entregará à Polícia uma lista com nomes dos titulares de cada família da Ocupação.
Segundo o site do Jornal Hoje em Dia “a estimativa da PM é de 600 a 700 pessoas, num total de 230 famílias, estejam acampadas no local. Elas alegam que não têm moradia e que ocupam a área há uma semana.”
Enfim, mais uma grande área abandonada, que não estava cumprindo sua função social, que estava nas mãos de empresas especuladoras, agora, está nas mãos do povo sem-terra e sem-casa. Um menino que com uma sombrinha acompanhava frei Gilvander enquanto ele entrevistava várias pessoas debaixo da chuva, disse: “Estou muito feliz, pois está chegando o dia do meu aniversário. Essa Ocupação é um presente antecipado, pois vou daqui pra frente viver livre do aluguel e da humilhação que é sobreviver de favor.”
Desejamos vida longa para a Nova Ocupação que nasceu em Belo Horizonte, MG, na região do Barreiro, próximo à Av. Perimetral, entre Vila Pinho e Vila Santa Rita.
Quem puder se fazer presente e apoiar essa Nova Ocupação seja bem-vindo/a.
Abraço terno na luta. Frei Gilvander – www.freigilvander.blogspot.com.br









Nenhum comentário:

Postar um comentário