segunda-feira, 15 de junho de 2015

Em festa de dois anos, a Ocupação-comunidade Rosa Leão demonstra sua força e sua beleza revolucionária. BH, 15/06/2015

Em festa de dois anos, a Ocupação-comunidade Rosa Leão demonstra sua força e sua beleza revolucionária.
Por frei Gilvander Moreira, da CPT.

Dia e noite de 13 de junho de 2015, data histórica para a ocupação-comunidade Rosa Leão. Das 10:00 horas da manhã de 13 de junho de 2015 até 02:30h da madrugada do dia seguinte, o povo da Rosa Leão e centenas de pessoas da Rede de Apoio ficaram maravilhados ao participar da Festa de 2 anos de luta e muitas conquistas da Comunidade Rosa Leão, comunidade irmã primogênita das Ocupações Esperança e Vitória, em Belo Horizonte e Santa Luzia, MG. Houve preparação de mais de um mês. Muitas reuniões e articulações. A escassez de dinheiro, de água e de energia não foi empecilho. A ajuda mútua fez viabilizar a confecção de um bolo delicioso de 2 metros de cumprimento por 1 metro de largura. Disseram que quando Rosa Leão for celebrar 20 anos, o bolo terá 20 metros de cumprimento.
O ambiente foi ornamentado com muita arte e criatividade. O palco novo, exuberante anunciava: “Ocupação Rosa Leão, em franco processo de consolidação, não aceita despejo!“Ocupação Rosa Leão: 2 anos na luta por moradia digna!” Barraquinhas lindas, nas quais talentos de mulheres e homens podiam ser saboreados: canjica, quentão, caldos, churrasquinho, tortas, coxinhas, cerveja e refrigerante, além de artesanatos maravilhosos e camisetas dos 2 anos da Rosa Leão e do Manoel Bahia, mártir da Ocupação Vitória. Nas barraquinhas, acima de tudo, eram visíveis sorrisos estampados nos rostos, cordialidade e a alegria de estarem libertados/as da cruz do aluguel.
Às 10:30h, mais uma reunião preparatória para pais, mães, padrinhos e madrinhas dos/as batizandos/as. Quando os ponteiros apontavam para o infinito, estávamos no palco reconstruído celebrando o batismo de 14 crianças, sendo que entre elas estava uma pessoa adulta de 28 anos. O encanto das crianças e a alegria de mães, pais, padrinhos e madrinhas irradiavam. Batizamos as crianças no palco da Rosa Leão, onde acontece as grandes assembleias. Batizamos em nome do Deus da vida, solidário e libertador, Trindade santa, que é Pai e Mãe de infinito amor, filho revolucionário e Espírito Santo que expulsa também o terrorismo de Estado e do capital. Frisamos que infelizmente muita gente acaba sendo “batizada” no espírito do capitalismo: concorrência, competição, egocentrismo e espírito de acumulação. Batizamos no espírito da solidariedade, da luta coletiva por direitos e em um território banhado pelo sonho de 1.500 famílias, sonho que está se realizando na conquista do sagrado direito a moradia própria e digna.  
Durante toda a tarde, houve oficinas de capoeira, de arte culinária, de penteados afros, de alimentação saudável etc. A partir das 17:00hs, muitos artistas se revezaram no palco animando o Arraiá Rosa Leão: Carlos Farias, Grupo Musical Summer (Cris, Alcione e Geraldo), Bloco Pisa na Fulô, Quadrilha da Rosa Leão etc. Entre as apresentações aconteceu um momento de mística marcado pela fé e pela gratidão. Centenas de pessoas, entre moradores e apoiadores, com as mãos erguidas para o céu, agradeceram a proteção do Deus da vida, oraram um Pai Nosso e reafirmaram o compromisso de seguirem na luta por justiça social. “Com luta, com fé, a casa fica em pé!” foi um dos gritos que retumbaram três vezes para que o mundo escute.
Charlene, em nome da Comunidade Rosa Leão, fez um apelo comovente. “Queridas/os apoiadoras/res, a vocês nossa eterna gratidão. Continuem conosco ocupando a Izidora! Não podemos deixar que despejos forçados aconteçam nas Ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória. Em cada tijolo das mais de 4 mil casas em construção está um pedacinho do nosso sonho. Sonho de libertação da cruz do aluguel, sonho de morar com dignidade. Sonho de uma cidade justa e solidária. Despejo aqui não vai apenas derrubar nossas casas. Vai destroçar nossos sonhos. Vai nos matar. Nossos sonhos não podem ser desintegrados pela força bruta do Estado e nem pelo poderio do capital. Juntos e misturados venceremos!”
O povo da Comunidade Rosa Leão, professores da PUC Minas, da UNA, da UFMG, do Pitágoras – e de outras faculdades -, estudantes, militantes de Movimentos Sociais e artistas do Movimento Cultural socializante de Belo Horizonte, todos/as se abraçando, se cumprimentando, se alegrando e curtindo a alegria de estarem ali sendo protagonistas da construção de Outra Cidade com justiça social, com respeito e admiração pela diversidade, sob o signo da vida e luta coletiva.
“Aqui Rosa é Leão!”, adverte vários moradores, mas alguém pondera: “para os opressores, pois também aqui Leão é rosa – ternura e gratidão - para com todos/as que participam da luta coletiva para construir casas dignas, humanizar as pessoas e produzir nos quintais alimentos saudáveis.”
Enfim, quem participou da preparação e realização da Festa de 2 anos da Comunidade Rosa Leão vivenciou um dia e uma noite inesquecível. Assim, em Festa, Rosa Leão revelou sua força e beleza revolucionária. Se autoridades, em momento de perda da sensatez, autorizarem a Polícia Militar a tentar destroçar os sonhos da Ocupação-comunidade Rosa Leão e das irmãs Ocupações-comunidades Esperança e Vitória, sonhos que estão se tornando realidade, saibam que vão encontrar uma resistência inimaginável. Esperamos que não tentem fazer despejos forçados e, após massacre e caos, tentem se justificar dizendo: “Não sabíamos o que estávamos fazendo. Fomos mal informados.”
Comunidade Rosa Leão, Belo Horizonte, MG, Brasil, 15 de junho de 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário