sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A Ocupação Rosa Leão segue se organizando. Informe do dia 09/08/2013.

A Ocupação Rosa Leão segue se organizando. Informe do dia 09/08/2013.

No Bairro Zilah Sposito, em Belo Horizonte, MG, a Ocupação Rosa Leão nasceu nos últimos meses espontaneamente. Cerca de mil famílias sem-terra e sem-casa ocuparam um grande terreno que estava abandonado, sem cumprir sua função social. Há uma significativa Rede de Apoio que está ajudando na organização da nova Comunidade que está se fortalecendo na capital mineira: militantes da CPT, do MLB, das Brigadas Populares, da Comunidade Dandara, Defensoria Pública de MG, estudantes, vizinhos etc. A Ocupação Rosa Leão está organizada em 15 quadras, 15 grupos, com coordenadores em todas as quadras. 
Dia 01/08/2013, a coordenação da Ocupação entregou a Lista dos nomes das famílias para a Prefeitura de Belo Horizonte/URBEL. Dia 04/08/2013, domingo, das 9:30h às 12:20h, aconteceu uma linda Passeata da Ocupação Rosa Leão por muitas ruas dos bairros Zilah Sposito, Conj. Ubirajara, Jaqueline e Residencial. Centenas de Pessoas da Ocupação participaram, vizinhos também. A Passeata foi pelo direito à moradia digna e pela Paz. "Não queremos guerra, queremos paz!", diziam todos. "Nossos direitos vêm, nossos direitos vêm. Se não vêm nossos direitos, o Brasil perde também...", cantavam com muito entusiamo. 
Dia 05/08/2013, a coordenação da Ocupação Rosa Leão, através do diálogo, em um grande mutirão, convenceu dezenas de famílias a saírem da área ambiental ao lado da Av. Atanásio Jardim, com a condição de que as famílias que aceitassem deixar a área ambiental seriam acolhidas no interior da Ocupação. E foram acolhidas, sim, na ocupação. Pequenos lotes foram partilhados para acolher os irmãos e irmãs que estavam na área ambiental. A PBH cercou a área ambiental, que será preservada em um esforço conjunto da PBH com Ocupação Rosa Leão e vizinhança do entorno. A Prefeitura de Belo Horizonte é a responsável primeira pela preservação da área ambiental. A Comunidade Rosa Leão vai ajudar na preservação, não aceitando e nem incentivando ninguém a ocupar a área ambiental. Se alguém ocupar a área ambiental liberada, após um Acordo com a Prefeitura, não terá nenhum apoio da Coordenação da Ocupação e nem da Rede de apoio às Ocupações. 
Dias 05 e 07 de agosto de 2013, dezenas de funcionários da URBEL/PBH, assistentes sociais, fizeram um pré-cadastro das famílias da Ocupação Rosa Leão. Enquanto isso um Grupo de uns 10 arquitetos da UFMG e da PUC/MINAS gratuitamente estão elaborando, em diálogo com as lideranças da Ocupação, um Plano Urbanístico para o território da Ocupação Rosa Leão. 
Dia 08 e 09/08/2013, entre várias atividades de organização interna, aconteceu - e acontece - mutirão para construir a Barraca Coletiva Rosa Leão, que acolherá Cozinha Coletiva e será espaço de reuniões também.
Dia 08/08/2013, em Assembleia Geral, várias arquitetas apresentaram para o povo da Ocupação Rosa Leão uma Maquete e as noções gerais de um Plano Urbanístico, que está sendo  feito com a participação do povo. 
Dia 11/08/2013, um Grupo de arquitetos, a partir das 9:00h, estará na Ocupação Rosa Leão, para se reunir com os vários grupos da Ocupação para, passo-a-passo, delinear o Plano Urbanístico o mais rápido possível. Já está acertado que haverá um esforço conjunto para preservar as áreas ambientais, as famílias que estão em área de risco serão reacomodadas em lugares habitáveis na Ocupação e os lotes serão do mesmo tamanho. Isso é justo e ético.


Contatos na Ocupação Rosa Leão: com Elaiza, cel. 31 9429 7298 ou com Lucimar, cel.: 31 8929 2565

Um comentário:

  1. A ocupação ROSA LEÃO , tem mais de 800 famílias lutando por moradia, e na minha opinião os nossos GOVERNANTES tem por obrigação de nos apoiar nesta nossa luta, Pois estamos cansados de ouvirmos promessas e nada acontecer! eu mim chamo Vera Lucia e também estou lutando juntos com todos os moradores da COMUNIDADE ROSA LEÃO, para conquistar a nossa moradia e de nossos filhos , obrigado

    ResponderExcluir